Azenhas do Mar – Atrás dos Bastidores
*To see this Post in English click here.
.
As Azenhas do Mar é uma pequena aldeia na costa litoral, em Sintra e é um pequeno paraíso que se assemelha um pouco a Cinque Terre, em Itália. Vivi durante muitos anos a poucos kilómetros desta localidade, mas foi preciso emigrar para finalmente ir lá 😀
Para tirar esta foto, foi preciso ir lá duas vezes, porque na primeira vez já fui um pouco tarde. Na segunda tentativa, fui com algum tempo de reserva antes do pôr do sol, para ver a melhor posição para fotografar. Estava algum vento, portanto tive de fixar bem o tripé para não correr o risco de ele se mover. Se o tripé se mover com o vento, as fotos irão ficar desfocadas e como vou fazer a junção de várias fotos em diferentes momentos, a perspectiva vai-se alterar, sendo muito díficil juntar bem as fotos, no Photoshop.
Fotos Iniciais
A foto final é constituída por 5 fotos iniciais, em que juntei alguns elementos de cada uma. A primeira foto é a base da fotografia, em que a cena está bem exposta, durante a hora dourada.
A segunda foto que juntei foi o céu e aproveitei também para usar as luzes das lâmpadas.
A terceira foto, gostei de como o mar está, mas tive de tirar o tom avermelhado que está ao pé da praia, devido às luzes na praia.
Nesta fotografia, usei apenas as rochas com a água suavizada, ao pé da piscina oceânica. Aqui tive de retirar o tom azulado na espuma do mar, que deveria ser totalmente branca.
Nesta última fotografia, usei apenas as ondas ao pé da piscina oceânica. Aqui também tive de retirar o tom azulado na espuma do mar.
Juntando todas estas fotografias e aplicando os filtros do Color Effex Pro, trouxe um pouco de vida à fotografia, com melhores cores e contraste.
Na foto final, corrigi a distorção da perspectiva causada pela lente wide angle. Corrigi alguns erros de cor, tais como os tons avermelhados e azuis, na água do mar e o tom azulado nas casas.
Antes e Depois
E aqui fica um passo a passo básico de como cheguei à foto final. Espero que tenhas gostado processo.
Penso que este sítio ainda é um pouco desconhecido para muitos, o que acaba por ser bom para quem quer visitar este sítio e sem as multidões que costumam estar por exemplo em Cinque Terre.
Esta é talvez uma das minhas fotografias favoritas não só pelo resultado final, como pelo significado especial que tem para mim, de ser ao pé da minha Casa, em Portugal.
Já estiveste nas Azenhas do Mar? Deixa um comentário em baixo a dizer o que achaste deste Post! 🙂
Boas fotografias!
Luís