O Pescador de Bregenz – Atrás das Cenas
*To read this Post in English, click here
.
Bregenz é uma pequena cidade Austríaca, na fronteira com a Alemanha e a Suiça. É situada no Lago Constança e serve de ponto de entrada nos Alpes.
Num fim de semana de bom tempo, queria ir passear aqui na zona a um sítio onde pudesse tirar uma fotografia e acabei por escolher o cais de Bregenz. Não é um sítio muito conhecido, mas gostei de uma foto que encontrei na Internet e tirei alguma inspiração daí.
Pescador de Bregenz – Atrás das Cenas
A fotografia do “Pescador de Bregenz”, foi tal como a fotografia da “Noiva em Fuga“, uma foto totalmente inesperada. Normalmente eu fotografo paisagens urbanas e naturais, mas tenho vindo a gostar de fotografar pessoas juntamente com as paisagens, no meu trabalho. Estas fotos estão na galeria “Frozen in Time” (Congelados no Tempo).
Estava eu a tirar a fotografia do Cais de Bregenz ao Pôr do Sol e quando já estava a escurecer, um senhor apareceu na cena, com uma cana de pesca. Estava muito escuro, portanto foi um pouco difícil tirar uma fotografia em que ele aparecesse parado e bem iluminado. Tive de usar uma ISO de 1250, abertura de f/4, para captar o máximo de luz possível, sem ter ruído na imagem, mas mesmo assim o tempo de exposição de 1,3 segundos foi relativamente longo para fotografar um sujeito em movimento. Esperei que o Pescador não se mexesse muito, o que felizmente acabou por acontecer 🙂
Fotos Iniciais
Duas fotos foram usadas para compôr a foto final. A foto original, em baixo com a exposição certa:
Tempo de Exposição: 20 segundos; Abertura: f/7.1; ISO: 100
Tempo de Exposição: 1,3 segundos; Abertura: f/4; ISO: 1250
Imagem Base
Juntei as duas fotos e tive de apagar os outros sujeitos na fotografia, que na minha opinião estavam a distrair a mensagem da foto.
Até à imagem final, poucas alterações foram feitas. A maior parte do trabalho foi feito no filtro Color Effex Pro da Nik Collection by Google, para enaltecer as cores e o contraste. O brilho na imagem também foi aumentado, pois a imagem estava um pouco escura. Apliquei o filtro High Pass para puxar os detalhes da imagem e corrigi o ruído com o filtro Topaz DeNoise.
Depois de tirar a foto, pensei em ir ter com o pescador, mas estava um pouco em cima da hora para ir embora. Quem é ele? O que está ele a pensar quando fixa o olhar na água? Que tipo de ideias e sonhos tem ele? Penso que essas questões nunca serão respondidas. Mas se calhar o facto de não o ter conhecido, dá-me a liberdidade para imaginar o tipo de vida que ele tem, pois não tenho as respostas certas.
Espero que tenham gostado desta descrição da fotografia do “Pescador de Bregenz”. Deixem um comentário em baixo e digam-me a vossa opinião! 🙂
Podem comprar esta imagem e outras mais, clicando aqui.
Boas fotografias!
Luís Pina