Capture Pro – Análise
*To read this Post in English, click here
.
Não procures mais, lê aqui a análise que estavas à procura, para o Capture Pro.
Um dos meus acessórios de fotografia favorito e indispensável, o Capture Pro, é também um dos mais pequenos e baratos. Como o meu tipo de fotografia envolve viajar e devido a ter pouco tempo para visitar cada local, tenho de ver e fotografar o mais possível, no menor espaço tempo. Para isso preciso de ter a minha câmera à mão e de tê-la segura. Se se tiver a câmera dentro de uma mala, mais tarde ou mais cedo irá ser cansativo tirar a mala, abrir o fecho, retirar a câmera, fechar a mala, tirar a foto, abrir a mala, meter a câmera na mala, fechar a mala e voltar a meter a mala às costas.
Apesar de haverem malas que tornam este processo mais fácil, não acho que seja a maneira mais fácil de se passar um dia inteiro a fotografarem.
Pode-se também ter a câmera ao pescoço, mas irá acabar sempre por aparecerem dores, mesmo que a câmera seja leve. Se se segurar a câmera na mão, não acho que fique completamente segura e irão aparecer dores no braço depois de um dia inteiro a segurar a câmera.
Análise – Capture Pro, Peak Design
O acessório que eu uso e recomendo é o Capture Pro da Peak Design. Este produto foi um dos artigos mais bem sucedidos de sempre, na plataforma de crowdfunding Kickstarter. Desde aí que esta empresa tem criado cada vez mais produtos, de grande qualidade e que têm revolucionado um pouco a indústria, com a sua inovação e alta qualidade a um preço mais razoável do que o de muitas marcas mais conhecidas.
O Capture Pro não é mais do que uma espécie de disco, com uma base inferior e outra superior, que se pode envolver à volta da alça de uma mala ou a um cinto e que serve de base do produto.
Para se inserir na alça ou cinto, existem dois parafusos e um deles serve de pivô, por onde o disco de cima roda, sobre o de baixo.
Depois é inserir na alça e voltar a apertar os parafusos até ao máximo que se conseguir. Se estiverem bem apertados, não se consegue mexer o disco de lugar, mesmo que se faça força. Se a alça for muito grossa, tem de se soltar muito o parafuso, mas eventualmente é possível inserir a base. Tem de se ter cuidado para deixar a pequena ranhura para baixo, que serve de última protecção à câmera.
A “placa” é como a de uma cabeça de tripé, onde se pode conectar à base da câmera.
Quando se deixar de utilizar a câmera, pode-se repousá-la no disco, através de uma ranhura de onde a placa com a câmera entra. Existe um pequeno botão vermelho que ao pressionar, permite remover a câmera da base. Esse botão, ao girar para o lado, bloqueia a função de remoção, servindo de segurança para o caso de se pressionar acidentalmente.
Existe também um botão preto de lado que ao se girar, torna a entrada na ranhura mais apertada ou larga, consoante o gosto de cada um.
Conclusão
O uso deste acessório, permite-me ser muito rápido a retirar a câmera, fotagrafar e depois voltar a repousar a câmera. Mas mais importante do que isso, faz com que não tenha dores enormes ao fim do dia. Adoro este produto e já há mais de 3 anos que o tenho e já não consigo viajar sem ele.
Quando utilizo uma mala própria para caminhada, utilizo o disco sem problemas na alça. Quando utilizo uma mochila normal, acaba por se tornar desconfortável ao final do dia (caso a câmera com a lente seja pesada), então utilizo-a no cinto. É sempre engraçado ver o olhar de algumas pessoas ao olharem para a minha câmera presa a um cinto ou a uma mala. Caso não conhecesse o produto, provavelmente também acharia que só um doido faria isso.
Caso queiram comprar o Capture Pro, podem clicar nos links da Amazon em baixo. Não irão ter nenhum desconto, mas uma pequena comissão ajuda a que este Website continue online.
Estás interessado em comprar o Capture Pro? Tens dúvidas sobre o produto? Tens outras alternativas para transportares a tua câmera? Comenta em baixo e eu responderei o mais cedo possível ao teu comentário.
Boas fotografias!
Luís Pina