O que é a ISO em Fotografia?
To read this Post in English, click here
.
O triângulo de exposição consiste em: Tempo de Exposição e Abertura. Entender e saber como a utilizar, é o básico de um fotógrafo amador ou profissional e vai-te ajudar em qualquer foto que tires.
Não é fácil se estiveres agora a começar, por isso lê com atenção e pratica na tua câmera. Vamos começar então!
ISO
Não irei entrar em demasiados detalhes técnicos, nem sobre a história desde as primeiras câmeras até ao mundo digital. Irei tentar explicar através de palavras simples, o que significa.
A sensibilidade ISO, normalmente referida apenas como ISO, é a sensibilidade da película à luz ou sensor de luz da câmera, uma convenção antiga que se referia à película fotográfica e que foi também adoptada nas máquinas modernas digitais. Quanto menor o ISO, menor a sensibilidade à luz do sensor.
Escrevendo em linguagem mais acessível, utiliza-se um ISO baixo (normalmente ISO 50, 100, 200 e 400) quando o sujeito, seja uma pessoa ou paisagem que estão a fotografar, está bem iluminado. Quando este sujeito está pouco iluminado, por exemplo dentro de um pavilhão com pouca luz ou ao anoitecer, um aumento da ISO irá resultar num aumento de luz na fotografia, não ficando tão escura.
Uma ISO alta irá levar a um aumento do ruído (degradação) da foto. A quantidade de ruído irá depender de câmera para câmera, mas é sempre recomendável usar a menor ISO possível, para se ter a fotografia com a melhor qualidade possível.
Em baixo, está um diagrama descrevendo o que eu escrevi à pouco.
Vê como ao aumentar a ISO, a fotografia que antes era escura, ficou bem exposta.
Podes ver como ao aumentar a ISO, a fotografia que foi tirada com o mesmo Tempo de Exposição e mesma Abertura, a foto é muito mais clara que a que foi tirada com uma ISO baixa.
Aumentar a ISO tem um custo, que é o de aumentar o ruído da foto.
Vê em baixo duas fotos bem expostas com ISO baixa e alta. Claro que o Tempo de Exposição foi mudado, para ter a mesma quantidade de luz.
Podes notar facilmente que a primeira imagem é muito mais limpa que a segunda, com muita degradação nos detalhes e cores.
Quando devo utlizar uma ISO baixa?
Deves utilizar uma ISO baixa sempre que possível. Se a foto estiver muito escura, tenta usar um tempo de exposição mais longo ou uma abertura alta (pequeno número f/), se possível.
Exemplo 1a: Cena Estática (por exemplo, uma paisagem) – Se puderes utilizar um tripé, podes usar um Tempo de Exposição longo e baixares a ISO.
Exemplo 2a: Cena Não-Estática (por exemplo, uma pessoa a correr) – Se a foto fôr de dia, podes usar uma ISO baixa e um Tempo de Exposição lento, “congelando” o sujeito.
Quando devo utilizar uma ISO alta?
Se a fotografia estiver muito escura e não consegues utilizar um Tempo de Exposição mais longo, ou uma maior Abertura, então tens de aumentar a ISO.
Exemplo 1a: Cena Estática (por exemplo, uma paisagem) – Se não tens um tripé disponível e queres tirar uma fotografia ao pôr do sol, estás limitado pelo Tempo de Exposição e Abertura que podes utilizar, então tens de aumentar a ISO, para teres uma foto bem exposta.
Examplo 2a: Cena Não-Estática (por exemplo, uma pessoa a correr) – Se a cena está muito escura, estás limitado pelo Tempo de Exposição e Abertura que podes utilizar, então tens de aumentar a ISO, para teres uma foto bem exposta.
O conceito de ISO é fácil de entender, o que é mais díficil é saber como a utilizar, no inicio. No Modo Automático, a câmera faz isso por ela própria (podes ver nas propriedades da foto, qual foi a ISO utilizada). Se queres desbloquear o poder de fotografar em Modo Manual ou “Semi-Manual” (Modo Tempo de Exposição ou Modo Abertura), então tens de saber utilizar a ISO.
Diz-me o que achaste sobre este Post, na caixa de comentários em baixo. Espero que te tenha ajudado!
Boas fotografias!
Luís Pina
Cátia
March 5, 2020 @ 8:14 pm
Já fotografo há algum tempo em modo manual, inicialmente com máquinas compactas, depois comprei uma reflex e entretanto controlo mesmo na máquina do telemóvel. Já sabia o que era o ISO mas a explicação que li aqui está realmente óptima. Simples fácil de ler, perceptível e com imagens para vermos o significa. Obrigada!
Luis_Pina
May 29, 2020 @ 10:00 am
Muito obrigado pelo comentário Cátia! Fico muito contente que te tenha ajudado!