O que é a Abertura em Fotografia?
*If you want to read this Post in English, click here
.
A Abertura é um dos três pilares da fotografia, definido por Triângulo de Exposição. Os outros dois são a ISO e o Tempo de Exposição.
Explicando em termos simples, a Abertura é o “buraco” da lente, pelo qual a luz entra para o sensor. Quanto maior a Abertura, maior é este “buraco” e obviamente quando menor a Abertura, mais pequeno é.
Número-f
Para usar a Abertura na câmera, tem que se usar o número-f. O número-f, é o rácio entre a distância focal e o diâmetro efectivo da lente (parte da lente através do qual a luz entra, “buraco”), como descrito em baixo:
número-f = Distância Focal / Diâmetro efectivo da lente
Quanto maior a Abertura, mais luz entra pela lente, mas menor é o número-f/.
Quanto mais pequena a Abertura, menor a luz que entra pela lente, mas maior é o número-f.
Portanto pode-se dizer que eles são “opostos”, pois quando se diz que a Abertura é grande, está-se a falar de um número-f pequeno.
Por cada número-f que se reduz, a luz que entra no sensor é duplicada (por exemplo de f/2 para f/1,4). Obviamente, por cada número-f que se aumenta (exemplo de f/2,8 para f/4) a luz que entra no sensor é metade.
A Abertura muda de lente para lente e quanto menor o número-f, mais cara ela vai ser, devido a questões técnicas, como o seu maior tamanho.
Quantidade de Luz
Usando a mesma ISO e Tempo de Exposição em todas as fotos, vejam como a quantidade de luz reduz, por se escolher uma Abertura menor (maior número-f). Para se ter a mesma quantidade de luz, com uma abertura menor, terá de se aumentar a ISO ou o Tempo de Exposição.
Profundidade de campo
A Profundidade de campo (Depth of field em inglês ou DOF) não é mais do que até que ponto os objetos que estão mais ou menos perto do plano de foco, estão efectivamente focados. A Abertura tem uma influência grande no que está focado na foto, pois quanto menor o número-f (maior abertura) menor o que está em foco e quanto maior o número-f (maior Abertura) maior o que está em foco.
Nas próximas fotos, usei os seguintes números-f/: f/1.8, f/7 e f/22. Vejam como na foto com a abertura de f/1.8, a pequena Torre Eiffel está em foco e o fundo está totalmente desfocado. Este efeito chama-se de Bokeh.
Verifica agora como as Aberturas f/7 e f/22 se parecem.
Consegue-se ver facilmente como a Abertura afecta o que está em foco e o que não está.
Isto significa que se terá de usar apenas a Abertura minima e máxima e esquecer o resto? A resposta é não!
Pode-se ver na primeira foto que o topo da Torre Eiffel está completamente focado e a base não está. Os pontos que estão à mesma distância relativamente à lente (mesmo plano focal), irão estar em foco.
Também se pode escolher entre ter o fundo focado e a Torre Eiffel desfocada.
Também não é aconselhável usar a máxima Abertura da lente, se se quiser a máxima nitidez na foto. Quanto menor a abertura (maior número-f, como f/22) maior a quantidade de luz que se vai disperssar (difração), pois está a passar apenas por um buraco muito pequeno. Isto irá afectar o resultado final da foto e criar efeitos como o “Efeito Estrela de Luz” (“Light Star Effect”). Vejam como usei este efeito na foto seguinte.
Se quiserem ter uma foto com quase tudo em foco e com máxima qualidade, devem usar aberturas entre f/7 e f/11.
Descobrir a Abertura da Lente
Se tiverem uma lente, podem sempre ler a Abertura máxima na lente, neste caso o número f/. Nas lentes zoom, pode-se ter uma Abertura fixa ou não-fixa.
Abertura não-fixa: Irá ser por exemplo, 28-70 f/3,5-5,6 (ver foto em baixo). Isto significa que à distância focal de 28mm a Abertura máxima é de f/3,5 e a 70mm, f/5,6.
Abertura fixa: Irá ser por exemplo, 17-40 f/4 (ver foto em baixo). Isto significa que para as distâncias focais de 17mm e 40mm, a Abertura vai ser de f/4.
Experimentem agora descobrir qual é a máxima Abertura na lente da foto em baixo.
Se disseram f/2.8, estão correctos 🙂
Conclusão
Ter lentes com (muito pequeno número f/, por exemplo f/1.8) irá fazer com que a lente seja maior, mais pesada e mais cara. Nem todos necessitam deste tipo de lentes, por isso é sempre importante saber isto, antes de pagarem mais do que precisam.
Por exemplo, retratos, é o tipo de fotografia em que os fotógrafos necessitam de lentes com grandes aberturas (números f/ pequenos), para que o sujeito fique em foco e o fundo desfocado.
Do lado oposto, os fotógrafos de paisagens necessitam que toda a cena esteja em foco, por isso podem ter lentes com Aberturas mais pequenas (lentes com maiores números f/ como Abertura máxima).
Se tiverem alguma questão, deixem-na na caixa de comentários em baixo!:)
Boas fotografias!
Luís Pina