Prémios Sony World Photography Awards
.
*To read this Post in English, click here.
.
Quem tem vindo a acompanhar as minhas publicações nas redes sociais (Instagram e Facebook) já deve saber que duas fotografias minhas foram galardoadas nos Sony World Photography Awards.
Os Sony World Photography Awards (SWPA) são uma das, se não a maior, competição aberta a todos os fotógrafos, profissionais ou amadores. Todas as fotografias galardoadas nas diferentes categorias, vão estar em exposição na Somerset House em Londres, de 21 de Abril a 7 de Maio. Há fotografias realmente incríveis de muitas pessoas talentosas, portanto se estiverem em Londres nessas datas, visitem a exibição.
Eu felizmente vou lá estar presente, pois a Andreia ofereceu-nos uma viagem por um fim de semana em Londres 🙂
Quando comecei a fotografar, nunca me passou pela cabeça ser distinguido num prémio destes, ainda por cima duplamente. É incrível ver a minha jornada até agora, que começou apenas à 4 anos, sendo a partir de 2016 profissionalmente.
Conciliar a minha profissão de Engenheiro com a fotografia não tem sido nada fácil. Tem sido com muito sacrifício, dedicação e trabalho, que mantenho estas duas actividades. Ninguém sabe mais do que isso, do que a pessoa que tenho a meu lado, a Andreia, e a minha familia, da qual estou separado muitos quilómetros fisicamente, mas sempre presente em pensamento. Estas galardoações são dedicadas a todos eles, sem os quais poderia ter chegado aqui.
Obrigado a vocês pelo vosso sacrifício e apoio incondicionais.
Fotografias galardoadas nos Prémios Sony World Photography Awards
Parando com toda esta lamechice, é uma honra incrível ter uma fotografia nas 50 melhores, da categoria de Arquitectura, com a fotografia em baixo.
Mas é um orgulho ainda maior, ter sido o 2º melhor fotógrafo Português na competição, com a foto seguinte 🙂
Estas duas fotos foram tiradas no mesmo dia, na incrível e moderna Biblioteca de Estugarda. Tinha comprado a minha mais recente camera horas antes e estas fotografias seriam apenas um teste. Mal sabia eu que iria ser duplamente galardoadas 🙂
As pessoas que me conhecem bem, sabem que adoro ler. Adoro estar ao pé de livros, seja em Bibliotecas ou Livrarias, e também do cheiro deles (penso que as pessoas que adoram ler compreenderão isto). Foi também com a ajuda de livros e de muita prática, que a minha fotografia passou de recreacional, para uma paixão. Portanto se houvesse uma fotografia minha que eu gostaria que ganhasse um prémio, seriam a deste autêntico templo moderno dos livros.
Muitas pessoas já me perguntaram se a Biblioteca é realmente assim. A minha resposta é: “ao vivo é ainda mais fascinante!”
Tem sido com muita felicidade que tenho visto a minha fotografia ser publicada em jornais online de todo o mundo, como o Daily Mail e Telegraph (de Inglaterra), o Der Spiegel (Alemanha) e em Portugal no Diário de Notícias, Sábado e Público, entre outros.
Parabéns ao Luís Godinho (bom primeiro nome, já agora) pelo 1º lugar totalmente merecido, na categoria de Portugal, com a sua fotografia “Janela” de uma menina no Senegal, na despedida de uma missão humanitária da AMI, em que o Luís estava integrado.
Quanto a mim, irei continuar a trabalhar arduamente para melhorar as minhas fotografias e continuar a ter sucesso, fazendo aquilo de que mais gosto.
Não desistam dos vossos sonhos. O meu está apenas agora a começar 🙂